Coluna Previdenciária – Vínculo não Encontrado no CNIS

O CNIS cadastro nacional de informações social é o documento onde consta (ou deveria constar) a vida laborativa do segurado da previdência social. Os dados apresentados no CNIS referentes a atividade, vínculos, remunerações e contribuições valem, a qualquer tempo, como prova de filiação à Previdência Social.

Ocorre que de dez análises feitas na documentação do cliente correlacionando com as informações constantes no CNIS, em média oito são detectadas marcações de irregularidades, tais como: Vinculo com data de início, mas sem data de saída, períodos que não constam no CNIS, entre outros.

O que fazer para sanar as irregularidades e fazer constar corretamente as informações dentro do banco de dados do INSS?

Se as contribuições foram vertidas por meio de carnê, conferir um a um para ver se foram realmente pagos, os mais antigos tem uma chancela do banco, confirmando o pagamento.

Trabalhador empregado com CTPS anotada, analisar desde a primeira folha onde consta a foto, até a última, observando o contrato de trabalho e as anotações se estão em ordem cronológica e sem rasura, se a CTPS estiver correta serve como prova capaz de sanar a irregularidade e atualizar o CNIS.

Se caso a CTPS estiver sem a foto, não se desespere, ainda é possível contornar a situação e fazer constar o período no CNIS, neste caso deverá solicitar Extrato completo do FGTS, Relação de vínculo do trabalhador, Ficha de registro do empregado, entre outros documentos elencados no artigo 10 da IN/77-2015.

Portanto, lembre-se sempre de analisar todo e qualquer documento que o cliente tem referente ao exercício de atividade laboral, pois você poderá salvar um benefício e melhorar a vida de uma família inteira se for diligente em seu trabalho.

 

Colunista/Autora: Eleuza Terezinha de Azevedo

Representante Regional do IAPE em São Paulo/SP

Advogada especialista e atuante em Direito Previdenciário e Direito de Família

Reportagens

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *